top of page
About

/ OBJETIVOs

          O ensino de forma contextualizada é uma meta a ser atingida. Entretanto, observa-se que o estilo “lousa-giz” tem sido a prática dominante e sua respectiva colaboração no processo ensino-aprendizagem tem se mostrado modesta. No âmbito da educação em ciências, acredita-se que o ensino formal de conceitos científicos deve ser precedido por uma abordagem em que a observação dos fenômenos naturais relacionados seja estimulada. Práticas lúdicas em ambientes e situações diferenciadas do ambiente escolar podem estimular o interesse e auxiliar na compreensão destes conceitos.

          O ensino por projetos aplicados tem sido uma entre tantas estratégias pedagógicas experimentadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, restituindo ao educando o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação pelo ato de aprender. Entende-se que projeto aplicado ao ensino é qualquer atividade que preveja planejamento, execução e avaliação dos resultados e que o tema proposto tenha conexão prática com experiências vivenciadas pelo educando em seu cotidiano.

          Neste contexto, um campeonato visando a construção de uma ponte treliçada feita com macarrão tipo espaguete tem o potencial de promover um ambiente lúdico onde, sem perceber, os estudantes são impelidos ao estudo de física e matemática gerando questionamentos típicos do raciocínio científico, como por exemplo: “Por que uma ponte de macarrão que parece tão frágil consegue sustentar incríveis 100 kg de carga aplicada?”, ou ainda, “Será que a geometria da ponte influencia sua resistência?”. Este tipo de mote, associado ao método científico, pode fazer com que hipóteses sejam testadas na prática dando um sentido conceitual altamente significativo.

          Vale ressaltar que eventos semelhantes ao proposto neste projeto acontecem no país (http://www.cpgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/) e no mundo (http://reccs.hu/en) , sendo que o recorde nacional é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cuja ponte recordista tolerou 234 kg de carga aplicada. Já o recorde internacional é cerca de 466 kg, sob condições similares. No IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, o atual recorde é de 117 kg, alcançado em 2017.

/ cRONOGRAMA

abril/ 2018

24

Terça-Feira

7:00 am

Abertura das inscrições on-line

JUNHO/ 2018

18

Segunda-Feira

7:00 - 11:00

Entrega das pontes no lab. de Física

até 23:59 

Envio do relatório e arquivo MP3 da música de entrada da ponte.

20

Quarta-Feira

A partir das 19:00

Competição a partir das 19:00 horas e show da banda Som no Campus.

Schedule

/fOTOS DA iv cOMPETIÇÃO

LODGING

/contatos

Dúvidas
Endereço

IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Praça Tiradentes, 416

Inconfidentes/MG

Envio do relatório

marcelo.reis@ifsuldeminas.edu.br

O campo "assunto" da mensagem deverá ser preenchido da seguinte forma: "RELATÓRIO DA PONTE <nome da ponte>". 

Sua Mensagem foi enviada à organização!

CONTACT

AGRADECIMENTOS

Equipe da V Competição de Pontes de Macarrão (2018)

 

Prof. Marcelo Reis (Coordenador)

Prof Francisco Felipe (Colaborador)

Gabriel (Estagiário Lab. de Física / Licenciatura em Matemática)

Mateus (Licenciatura em Matemática)

Liliane (Engenharia de Alimentos)

Sarah (Engenharia de Alimentos)

Tayani (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)

Apoio:

IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes (com especial agradecimento ao CEGAE, CIEC, ASCOM, Multimeios)

New York Pizzaria e Restaurante pelo oferecimento de parte da premiação do evento

Banda Som no Campus (IFSULDEMINAS campus Inconfidentes)

bottom of page