top of page
          Em sua IV edição em 2017, 23 grupos participaram da competição na noite do dia 31 de maio. O recorde da competição anterior foi batido com a marca de 117 Kg, desafio para os participantes V competição!

Fotos da Iv competição

          Em sua terceira edição em 2016. Um total de 21 grupos inscritos disputaram a competição no dia 15 de junho. O recorde foi batido em relação à competição anterior, com a marca de 90 kg!
          Em sua segunda edição em 2015, diferentemente da edição de 2014, o projeto agregou apenas alunos do ensino médio técnico e ensino superior do Campus Inconfidentes. Um total de 16 grupos inscritos disputaram a competição no dia 12 de junho. O recorde foi batido em relação à competição anterior e portanto, serão necessários mais de 62 kg para atingirmos a meta na III Competição em 2016.
          Em sua primeira versão, o projeto teve um caráter extensivo, onde procuramos envolver a comunidade externa ao IFSULDEMINAS em um campeonato “técnico-científico” de forma a criar uma oportunidade diferenciada de ensino aos seus participantes. 

          A partir de cálculos prévios e a respectiva confecção da ponte, um grupo testou a carga máxima tolerada por sua ponte aplicando cargas no seu centro até que ela atinja o colapso estrutural. O grupo vencedor foi aquele cuja ponte resistiu a maior carga aplicada.
​
          Alunos dos cursos superiores em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Licenciatura em Matemática e Engenharia de Alimentos matriculados respectivamente nas disciplinas de Mecânica Vetorial, Física II e Fundamentos de Transferência de Calor e Massa foram os "tutores" do projeto, auxiliando os membros externos à comunidade escolar na confecção de suas pontes. 
​
          A ponte classificada em primeiro lugar suportou 61 kg de carga aplicada, sendo portanto, o atual recorde a ser batido na II Competição de Pontes de Macarrão do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

PROJETO PILOTO

          Um projeto piloto foi realizado durante o primeiro semestre letivo de 2013 com alunos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes, como parte das atividades da disciplina Mecânica Vetorial. Naquela oportunidade, utilizamos pontes de até 400 g (250 g macarrão + 150 g base e suporte) de onde obtivemos cerca de 12 kg de carga máxima. Previlegiou-se o cálculo das forças distribuídas ao longo da ponte treliçada para uma dada carga de colapso. Desta forma, o grupo vencedor foi aquele em que a carga estimada se aproximou do efetivo carregamento realizado no ensaio destrutivo. O segundo e terceiro lugares obtiveram suas colocações pelo maior carregamento efetuado (12 kg) e pela ponte melhor confeccionada do ponto de vista estético, respectivamente.
bottom of page